Minha coluna na Folha de Blumenau de 18/03/12

Diante das mais milhares de reclamações diárias de todos os dias, a Blumeterra foi à Nereu explicar porque  a coleta de lixo de Blumenau virou uma enorme e fedorenta cacaca. O supervisor Daniel Baldassin deu uma das mais horrendas entrevistas que eu já ouvi sobre serviço público. Vejam um dos disparates que anotei: Baldassin disse que algumas pessoas que reclamam do serviço são culpadas pois “colocam o lixo depois que o caminhão passou”.

Depois, disse que em ruas onde o serviço ficou incompleto, a coleta é completada aos domingos. E mais: quando uma rua fica pela metade, no outro dia é feito o caminho inverso, alterando-se o horário. Ora, se é assim, como é que nós vamos adivinhar quando o caminhão vai passar?

Salário baixo e insegurança

Questionado sobre os baixos salários pagos aos coletores, Baldassin saiu-se com essa pérola genial: “pagamos dentro do que a legislação prevê”. Ora, pelo que se sabe, a legislação prevê apenas um salário mínimo a ser pago, não o máximo. Se a Blumeterra resolver pagar R$ 1.000,00 a um coletor em vez de míseros R$ 700,00, nada a impede.

Mas o que me fez cair da cadeira foi a informação de que a empresa está com 20 coletores a menos do mínimo que deveria ter e que um deles está machucado “depois de cortar a mão com vidro”. Se cortou a mão com vidro estava sem equipamento de segurança. E se ainda está vivo, então é um sujeito de sorte, já que nenhuma bactéria o matou.

Blumeterra vai renunciar

A julgar pelas churumelas, pelas desculpas incongruentes e pelas gaguejadas do Daniel Baldassin, a Blumeterra deve ser a mais infeliz das empresas sobre a face da terra. Fiquei com a impressão de que a empresa se arrependeu amargamente de ter entrado na concorrência do lixo. Deve estar tomando prejuízo em cima de prejuízo, coitada.

Tenho certeza de que dentro de alguns dias a Blumeterra vai rescindir o contrato e abrir espaço para uma outra empresa, para o nosso bem e, principalmente, para o bem dela mesma.

Uma ideia pro Jovino

Ao contrário dos horários de ônibus, os horários de coleta de lixo não estão na internet. Vou sugerir ao Jovino que encaminhe um projeto nesse sentido, obrigando a divulgação pública. Então todos saberemos a que horas devemos recolher o lixo.

Desse modo, a Blumeterra não vai mais poder culpar a gente por colocar o lixo depois de o caminhão passar. E não precisaremos mais dividir a má qualidade do serviço com ela.

Clint Eastwood

Marçal desafiou os assaltantes de Blumenau a apontar uma arma pra ele. Prometeu matá-los. “Assaltar os outros é fácil. Quero ver fazer isso comigo”. Gostei da atitude do Marçal. Ele é o nosso Dirty Harry.

Espero que o Marçal seja assaltado logo, pra que possa começar a matar os bandidos. Torçamos para que ele seja assaltado umas 20 vezes por semana. Assim que ele matar uns 60 assaltantes, a bandidagem vai fugir correndo.